Projeto n.º POCI-02-0752-FEDER-046520

Designação do projeto | Sustainable Fashion From Portugal: Fashion Industry’s New Chic

Apoio no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização

Regiões de intervenção | Norte e Centro

Entidade beneficiária | ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

Data de Aprovação | 01 – 07 – 2020

Data de início | 01 – 08 – 2020

Data de conclusão | 01 – 08 – 2022

Custo total elegível | 739.989,66 €

Apoio Financeiro da União Europeia | FEDER – 628.991,21 €

Síntese do projeto | O Projeto SUSTAINABLE FASHION FROM PORTUGAL: FASHION INDUSTRY’S NEW CHIC tem como principal propósito o aumento das exportações da ITV portuguesa via reforço e digitalização dos processos de promoção e Marketing desta indústria lusa nos mercados externos, bem como no reforço do paradigma da sustentabilidade e da economia circular.

A iniciativa compreende a execução das seguintes atividades e respetivos resultados:

AtividadePrincipais resultados
Evento de Lançamento do ProjetoSeminário de Lançamento
Comunicação e Promoção do ProjetoNewsletters, Material Promocional, Imagem do Projeto, Anuário Estatístico, Revista Estilo Fashion Book, T-Journal
Plataformas Digitais de ComunicaçãoWebsite e Aplicação Móvel
Eventos InternacionaisParticipação em 2 feiras internacionais
Brochuras e catálogos
Ações de Promoção Internacional do SetorAção Promocional em Bruxelas
Evento da Presidência Portuguesa
Workshops NacionaisDois workshops
Showcase Sustainable Fashion From PortugalShowcase
Reportagem TelevisivaCriação de reportagem televisiva
Estudos de Suporte e Estudos de MercadoEstudo de Mercado de Oportunidades na Sustentabilidade: Mercados Nórdicos e Alemanha
Evento de encerramento do Sustainable Fashion From PortugalSeminário de Encerramento
Avaliação do Projeto e Despesas com ROCRelatório de Avaliação Final

Objetivos estratégicos das atividades do Projeto:
– Promover a imagem das empresas da fileira da moda e do setor Têxtil e Vestuário Português em contexto internacional, associando-a a uma imagem de sustentabilidade e responsabilidade social, com impacto ao nível do aumento do seu volume de negócios internacional e, consequentemente, na sua competitividade;
– Promover a inovação e capacitação de know-how junto dos empresários e outros stakeholders do sistema;
– Potenciar a cooperação entre os empresários portugueses do setor para que operem em contexto global;
– Diminuir as assimetrias de informação para melhorar o posicionamento das empresas portuguesas face às suas congéneres internacionais;
– Promover a moda nacional em mercados globais onde imperam os conceitos de sustentabilidade;
– Assegurar a sustentabilidade como fator de diferenciação, em contextos competitivos e perante consumidores cada vez mais exigentes;
– Permitir que as empresas da ITV Portuguesa sejam capazes de gerar valor económico, social e ambiental.


Atividades / Outputs do projeto:

Apresentação Projeto