Vetrine reduz impacto ambiental da produção T&V através de módulos de EFP

O projeto europeu, que tem a ATP como parceira, acaba de apresentar o seu primeiro resultado: um estudo que servirá de base para criar um “programa de reforço de capacidades” personalizado com base nas informações recolhidas. O estudo completo, e na versão portuguesa, pode ser consultado aqui.

Este estudo permite traçar uma imagem precisa e atualizada do estado dos processos e dos intervenientes envolvidos face às suas práticas de sustentabilidade, bem como para obter informações sobre a sua orientação para práticas “mais ecológicas” e para utilizar estes dados e informações como ponto de partida para a criação de conteúdos para o programa de reforço de capacidades. Além disso, pretende sensibilizar as partes interessadas e estabelecer o fluxo de informação entre as instituições de Ensino e Formação Profissionais (EFP), as Instituições de Ensino Superior (IES) e os representantes do mercado de trabalho, com vista a um sector têxtil e de vestuário (T&V) mais sustentável.

O estudo contém os resultados de grupos de discussão, um relatório sobre matérias-primas criado pela Kauno Technologijos Universitetas (Lituânia), uma análise dos protocolos educativos do EFP realizada pelos parceiros AEG (Espanha), Nevrokopska Profesionalna Gimnaziya Dimitar Talev (Bulgária), CITEVE (Portugal) e EUROtraining (Grécia), e uma análise dos mercados nacionais de T&V e das perspetivas de aplicação de conceitos de sustentabilidade, que é o resultado da investigação efetuada pela ATP (Portugal), Cedecs-TCBL (França), Chimar (Grécia), Centexbel (Bélgica), Pirin-Tex (Bulgária) e Texfor (Espanha).

“O estudo do Vetrine fornece uma imagem clara e atualizada das práticas de sustentabilidade na nossa indústria. Esta análise detalhada permitirá a criação de um programa de reforço de capacidades personalizado, alinhado com as necessidades específicas do setor e orientado para práticas mais ecológicas”, explica a diretora-geral da ATP. “A educação e formação profissional são pilares fundamentais para a transformação sustentável do setor. Através do Vetrine, estamos a capacitar a próxima geração de profissionais com conhecimentos e habilidades essenciais para promover a sustentabilidade e inovação na indústria”, afirma Ana Dinis.

O estudo conclui a necessidade de práticas mais sustentáveis no setor, com foco na redução do impacto ambiental da produção de T&V. Além disso, ressalta a relevância da educação e formação profissional específicas para promover a sustentabilidade no setor, bem como a importância da inovação, criatividade e design para diferenciar e agregar valor aos produtos têxteis e de vestuário. Outra conclusão relevante é a necessidade de alinhar os conteúdos educacionais com as demandas atuais da indústria da moda, incluindo uma maior ênfase na sustentabilidade. O estudo destaca igualmente as iniciativas e políticas nacionais em Portugal, e em outros países das entidades-parceiras, para promover a economia circular, a sustentabilidade ambiental e a neutralidade climática no setor têxtil e Vestuário.

Para obter informações sobre o que dois dos grupos-alvo dom projeto, nomeadamente o EFP e as empresas ligadas ao mercado, pensam sobre a indústria do vestuário e os seus aspetos de sustentabilidade, bem como quais os seus interesses e quais os conteúdos que lhes podem ser adequados num Programa de Capacitação, o Vetrine realizou 27 sessões de grupos de discussão em quatro países do projeto: Bulgária, Grécia, Espanha e Portugal.

Através do Vetrine – Ensino e Formação Profissional para reinventar os processos de confeção –, os estudantes e formandos poderão aceder a um programa de desenvolvimento de capacidades em linha especificamente desenvolvido ao nível da licenciatura, que reforçará os seus conhecimentos sobre os aspetos ecológicos e sociais relativos a todo o ciclo do vestuário, com módulos variados que abrangem o conhecimento e a conceção de tecidos, a produção de vestuário e o empreendedorismo-piloto.

Com a duração de três anos, este projeto reúne 12 entidades de oito países – Portugal, Espanha, França, Bélgica, Luxemburgo, Grécia, Bulgária e Lituânia –, entre instituições de ensino superior (IES), escolas de ensino e formação profissional (EFP) e organizações do mercado de trabalho, cujo propósito é estabelecer um modelo para a informação e implementação de práticas ecológicas na indústria do vestuário.

Os parceiros envolvidos no Vetrine são a Kauno Technologijos Universitetas (universidade tecnológica da Lituânia), a AEG – Escuela de Innovación Profesional (escola de ensino superior e profissional em Espanha), a EUROtraining (instituto de formação profissional na Grécia),a Nevrokopska Profesionalna Gimnaziya Dimitar Talev (escola secundária profissional na Bulgária), a Chimar (empresa grega especializada no desenvolvimento de tecnologia química e serviços de I&D para a produção industrial de colas e produtos químicos), a Pirin-Tex (produtora de vestuário na Bulgária, subsidiária da alemã Rollmann & Partner Fashion Management GmbH), a Cedecs-TCBL (empresa especializada em consultoria, formação e serviços em inovação, sustentabilidade e economia circular para o STV), a Novel Group (empresa de consultoria Informática especializada na conceção, desenvolvimento e gestão de soluções digitais à medida), a Texfor – Confederación de la Industria Textil (associação têxtil espanhola), o Centexbel (centro tecnológico têxtil belga), o CITEVE e a ATP.

“A colaboração entre as 12 entidades de oito países envolvidos no Vetrine é um exemplo de como a união de esforços pode conduzir a resultados significativos. Juntos, estamos a construir um futuro mais sustentável para a indústria têxtil e de vestuário na Europa”, conclui a diretora-geral da ATP.