Transfer the real 3D world to interactive creative endeavours in apparel industry
Embora a confeção e distribuição de vestuário tenham evoluído muito nos últimos anos com a aplicação de novas tecnologias, o processo de design é ainda muito tradicional. Esboços de ideias, criação de story boards, desenhos técnicos, são apenas algumas das tarefas que se realizam de forma muito semelhante à do passado ou utilizam ferramentas digitais que na sua maioria resultam da aplicação de tecnologias desenvolvidas para outras indústrias e, por isso, não são adaptadas às necessidades da indústria do vestuário e da moda.
Por outro lado, existem tecnologias emergentes que poderão reduzir o tempo e o custo do processo de design, como é o caso de scanners 3D e ferramentas de esboço em 3D.
O projeto InKreate pretende resolver alguns dos constrangimentos que limitam a implementação de scanners 3D e ferramentas de esboço em 3D, ajudando as PME europeias envolvidas na criação de moda a reduzir o tempo e o custo do processo de design.
Este projeto, com arranque a janeiro de 2017 e duração de 18 meses, tem o apoio financeiro do programa de investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia, no âmbito do acordo de subvenção n.º 731885.
Mais informações sobre o projeto em https://www.inkreate.eu/