Resumo do Projeto

Aviso: 28/SI/2017

Designação do Projeto: From Portugal 2019

Códigos do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-038090 / LISBOA-02-0752-FEDER-038090

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Regiões de Intervenção: Norte, Centro, Alentejo e Lisboa

Apoio no âmbito do Sistema dos Projetos Conjuntos – Internacionalização do POCI – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização – Internacionalização das PME

Estrutura de financiamentoInvestimento elegível:238.220,65 €
Comparticipação UE:169.993,31 €

Data de Início do Projeto: 01/09/2018
Data de Fim do Projeto: 31/12/2019

Promotor: ASM -Associação Selectiva Moda

Co-Promotor: ATP –Associação de Têxtil e de Vestuário de Portugal

Datas de Aprovação do Projeto: POCI –18-09-2018; PORL –13-09-2018

SÍNTESE DO PROJETO

O projeto From Portugal enquadra-se nitidamente na tipologia de internacionalização. Todas as atividades e ações foram planeadas, tendo como objetivo o fortalecimento das capacidades empresariais das PME portuguesas da ITV e área da Moda para a internacionalização, a intensificação dos seus processos de internacionalização (particularmente o Têxtil e da área da Casa), bem como a sua inserção na Indústria 4.0 (aqui, valoriza-se a utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados à Indústria 4.0).

O reforço da “capacitação empresarial das PME para a internacionalização” constitui uma das Prioridades de Investimento do Eixo II (Reforço da Competitividade das PME) do POCI, na qual se inscreve o objetivo específico deste AAC e do projeto apresentado, que se consubstancia no fomento deprocessos/ações de qualificação, permitindo o aumento da base e da capacidade exportadora e reconhecimento internacional das PME.

O desenvolvimento do programa estruturado base de intervenção num conjunto de PME consubstancia, assim, o objetivo acima exposto, sendo que, na conjuntura atual a internacionalização é a pedra de toque da expansão e da sustentabilidade das empresas e Setor como um todo. As empresas a envolver enquadram-se na natureza de beneficiárias previstas no AAC. O mercado interno, para além de ser reduzido, atravessa um período difícil em consequência da crise económica conjuntural a que se tem assistido nos últimos anos e em consequência das medidas de austeridade implementadas. E o FP 2019 está em linha com esta estratégia.

O processo de internacionalização do projeto baseia-se na participação integrada das empresas portuguesas nos principais certames internacionais de forma a promover os produtos nacionais e incrementar as exportações e com base também em ações de promoção e marketing internacional e que tendam para o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos prioritários.

O plano de ações previsto integra soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar (consoante pode ser verificado na análise SWOT elaborada para as empresas a envolver).

Para além disso, todo o apoio que é dado às empresas ao longo do processo visa consolidar uma cultura empresarial de internacionalização, dotando as empresas de capacidades para prosseguirem sozinhas.

Porém, salienta-se que o projeto não se limita a planear e organizar a participação das empresas nos certames internacionais. Ao longo das suas edições, tem procurado adequar a sua estratégia às novas tendências de mercado e às alterações no paradigma de competitividade, procurando promover a melhoria dos fatores de competitividade das empresas. A estratégia de internacionalização desempenha um papel fundamental na adaptação de novos produtos a resposta aos desafios da Moda e do Design, da inovação e incorporação tecnológica e da qualidade.

Para informações contactar:
Sofia Botelho – sofia.botelho@atp.pt

Associação Selectiva Moda
E-mail: asm@fromportugal.com.pt
Website: www.fromportugal.com.pt


Estudos elaborados:

Tendências de consumo 2019

Estudos Feiras / Mercados
– 1º Semestre
– 2º Semestre