Logo ATP
Compete 2020

Resumo do Projeto

Projeto n.º POCI-02-0752-FEDER-026544 

Designação da operação: FROM PORTUGAL 2018
Apoio no âmbito do Sistema dos Projetos Conjuntos – Internacionalização do POCI – Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização – Internacionalização das PME

Estrutura de financiamentoInvestimento elegível:369.724,00 €
Comparticipação UE:248.937,90 €

Data de Início do Projeto: 01/08/2017
Data de Fim do Projeto: 31/12/2018

AVISO: 21/SI/2016

Promotor: ASM – Associação Selectiva Moda
Co-Promotor: ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal

DESCRIÇÃO DO PROJETO:

O projeto From Portugal tem-se realizado ao longo dos últimos anos, com o desígnio de promover e aumentar a competitividade das indústrias Têxteis e da Moda nacionais, tornando-se numa alavanca para o crescimento destas indústrias. Trata-se de um projeto baseado numa estratégia de aumento da base e da capacidade exportadora e de visibilidade das PME do setor.

A estratégia implementada assenta em três eixos fundamentais: i) Internacionalização das empresas; ii) Melhoria da imagem e notoriedade da indústria têxtil e da Moda nacional nos mercados internacionais e iii) Promoção da inovação.

O FP abrange empresas de diferentes áreas da indústria têxtil e da Moda (matérias-têxteis, vestuário, têxteis técnicos, etc.). No entanto, é um projeto que também integra empresas de outros setores de atividade, como por exemplo, relacionados com a casa e a decoração de interiores, que têm em comum o objetivo de reforçar a presença nos mercados externos, visando aumentar o volume de exportações.

O projeto contempla um conjunto integrado de atividades, em conformidade com as linhas estratégicas das empresas participantes, com o intuito de fomentar o desenvolvimento de processos de qualificação e de aumentar as exportações das empresas participantes e da ITV portuguesa como um todo, promovendo a participação das empresas nas principais Feiras internacionais e em missões comerciais e visitas de prospeção, visando também melhorar o seu grau de conhecimento dos mercados internacionais.

É de relevar outro tipo de atividades constantes dos planos de ação, nomeadamente na vertente de divulgação de resultados, informação útil e conhecimento e na replicação de boas práticas (intra e intersetorial), tal como: informação sobre os mercados e as feiras, estudo de tendências nos mercados de realização das ações, estudos têxteis técnicos, ações de divulgação na comunicação nacional e internacional, missões inversas (trazendo potenciais clientes selecionados a Portugal, que têm oportunidade de ver como e o que de melhor se faz neste setor no país), workshops de apresentação, consultoria na avaliação da ação/Empresa e relatórios finais de avaliação.

Este projeto não se limita a planear e organizar a participação das empresas nos certames. Atendendo às dificuldades que algumas empresas detêm na identificação das oportunidades e dos mercados mais adequados ao seu processo de internacionalização, em particular as PME, existe sempre a preocupação de selecionar as feiras e os mercados mais adequados ao perfil estratégico de cada empresa participante, o que se revelou fundamental para o sucesso deste projeto. A parceria ASM/ATP procura, ainda, fomentar a inovação por via do desenvolvimento dos têxteis técnicos, que representam um segmento em franco desenvolvimento, através da participação num número cada vez maior de feiras dedicadas a estes segmentos e da apresentação de estudos técnicos às empresas interessadas.

Para informações contactar:
Sofia Botelho – sofia.botelho@atp.pt

Associação Selectiva Moda
E-mail: asm@fromportugal.com.pt
Website: www.fromportugal.com.pt