AVISO: 01/SI/2014
DESIGNAÇÃO: Projetos Conjuntos – Internacionalização
PROGRAMA OPERACIONAL: POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
OBJETIVO TEMÁTICO: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas
PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO: Internacionalização das PME
N.º de Projeto: 23
Designação do Projeto: From Portugal 2015-2016
Data de Início do Projeto: 15/02/2015
Data de Fim do Projeto: 31/12/2016
Promotor: ASM – Associação Selectiva Moda
Co-Promotor: ATP Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
DESCRIÇÃO DO PROJETO
O projeto From Portugal tem como principal desígnio a promoção e o aumento da competitividade das indústrias têxteis nacionais. O projeto tem-se realizado ao logo dos últimos anos, tornando-se numa alavanca para o crescimento destas indústrias. Trata-se de uma operação baseada numa estratégia de aumento da base e da capacidade exportadora e de visibilidade das PME do Setor.
A estratégia implementada assenta em 3 eixos fundamentais: i) Internacionalização das empresas; ii) Melhoria da imagem e notoriedade da indústria têxtil nacional nos mercados externos e iii) Promoção da inovação.
O From Portugal contempla um conjunto integrado de atividades, em consonância com a estratégia das empresas participantes, com o objetivo de promover o desenvolvimento de processos de qualificação e de incrementar as exportações das empresas participantes e da indústria nacional como um todo, sendo que o projeto integra empresas de diferentes áreas da indústria têxtil (matérias têxteis, vestuário e têxteis técnicos), mas também de outros setores de atividade relacionados com a casa e decoração de interiores.
Assim, o âmago do projeto prende-se com o planeamento e organização da participação das empresas nos principais certames internacionais da área do Têxtil e Moda. O plano contempla também a realização de missões comerciais e visitas de prospeção a mercados selecionados.
Estas atividades preconizam o apoio à internacionalização das empresas e a melhoria do seu grau de conhecimento dos mercados internacionais.
Está, igualmente, em mente a necessidade de uma continuada melhoria de conhecimento dos mercados, para difusão não só pelas empresas participantes, mas por toda a Fileira da Moda, através de intervenções de disseminação de resultados, contribuindo para aperfeiçoar a capacidade das empresas na definição da usa estratégia de internacionalização.
As ações nos mercados externos (participação em Feiras internacionais) foram definidas de acordo com a seguinte segmentação:
1) Mercados onde se realizam certames internacionais reconhecidos como plataformas de negócios e apresentação de novidades;
2) Mercados onde se realizam feiras de caráter nacional, para penetração nesses mercados e mercados vizinhos;
3) Mercados emergentes onde se selecionaram as feiras de maior impacto;
4) Missões comerciais e de prospeção, quando não existam certames para os produtos a comercializar ou quando é necessário conhecer melhor o mercado.
O desenvolvimento das ações de participação nos certames abrange custos que dizem respeito a várias rubricas/operações: aluguer de espaço; conceção, construção e decoração de stands; conceção e produção de material promocional; rececionistas e tradutores, mailings de divulgação; viagens e estadias das empresas e entidades promotoras; aquisição e preparação de informação e transporte de amostras e material promocional.
É uma operação desenvolvida de forma criteriosa e detalhada, com o intuito de maximizar o bom desempenho das empresas/indústria nacional ao nível da sua notoriedade/visibilidade nos mercados externos, da sua diferenciação face aos concorrentes internacionais e da performance das suas exportações.
O From Portugal também abrange a realização de missões inversas, que permitem aos potenciais clientes uma maior perceção da qualidade de produção nacional (trazendo a “procura internacional” ao país), o que configura uma forma inovadora de abordagem ao mercado.
Não se limitando ao planeamento e organização da participação das empresas nos certames, o projeto contempla a seleção cuidada da feiras e dos mercados mais adequados ao perfil estratégico de cada empresa participante e o fomento contínuo da inovação (por via do desenvolvimento dos têxteis técnicos, que representam um segmento em franco desenvolvimento e no qual Portugal tem mostrado comportamento assinalável, através da participação num número cada vez maior de feiras dedicadas a estes segmentos e da apresentação de estudos técnicos às empresas interessadas).
Em suma, o From Portugal é um projeto que reúne atividades que têm como objetivo não apenas o aumento das exportações da ITV portuguesa, mas também uma melhoria das condições e qualificações da empresa, que irão no futuro sustentar o crescimento das exportações e propiciar uma subida na escala de valor.
Estudos diversos
Estudo de Tendências