Projeto n.º POCI-O2-0752-FEDER-015056
Designação da operação: FASHION FROM PORTUGAL\
Logotipo
Apoio no âmbito do Sistema de Apoio a Ações Coletivas – Internacionalização do Programa Operacional de Competitividade e Internacionalização
Estrutura de financiamento
Investimento elegível:
1.383.678,28€
Comparticipação UE:
1.176.126,54€
Síntese do projeto:
O Fashion From Portugal é um projeto destinado à promoção da Indústria Têxtil e Vestuário portuguesa, e tem como objetivo reforçar a comunicação externa de uma das fileiras mais dinâmicas e exportadoras da economia portuguesa, que surge reforçada após um duro período de ajustamento, reestruturação e modernização, pontificando, hoje, empresas altamente evoluídas tecnologicamente, reconhecidas pelo seu “know how”, criatividade, flexibilidade e intensidade de serviço, e fortemente orientadas aos mercados internacionais.
Neste âmbito prevê-se a realização de uma campanha de promoção de imagem e comunicação internacional, com o intuito de posicionar o setor têxtil, vestuário e moda em mercados externos, com base em novo drives de mudança, que atualmente são imperativos à escala global como a inovação tenológica, design, moda e intensidade do serviço.
A campanha de promoção Fashion From Portugal segmenta a sua intervenção em 4 mercados: Espanha, Alemanha, Países Nórdicos e Estados Unidos da América, e em 3 subsectores: moda e marcas, “private label” e têxteis-lar, cruzando-se localmente onde possa fazer mais sentido e estando sempre coordenada com a realização de feiras nos mercados em questão, aproveitando assim as sinergias e alavancando os efeitos proporcionados pelo reforço da comunicação.
A iniciativa compreende a execução das seguintes atividades e respetivos resultados:
Atividade | Principais resultados |
Evento de lançamento | Seminário de lançamento do projetoPublicidade em revistas de moda e na internet |
Campanha internacional de promoção do setor | Estudos de mercado: Espanha, Alemanha, Países Nórdicos e Estados Unidos da América |
Potenciação da presença em feiras internacionais | Campanhas de promoção anuais – outdoorProdução de catálogos, editoriais de moda e anuáriosEventos paralelos às feiras |
Reforço da presença na comunicação social | Publicação de artigos em jornais internacionais / Press ClubConferências de imprensaPublireportagens |
Marketing direto | Publicidade em revistas e na internetRevista com produção de moda “Made in Portugal” |
Relações públicas | Livro de estilo e prestígio “Portuguese Textile Fashion”Kits de imprensaLivro sobre “Portuguese Home Textiles and Decoration” |
Reforço da presença no ciberespaço | Microvídeos virais |
Conferência final | Conferência finalRelatório Final da ConferênciaPublicidade em revistas e na internet |
Gestão e avaliação do projeto | Relatórios intercalares e de avaliação final |
O período de execução do projeto decorre entre 2016-01-01 e 2017-12-31.