Práticas ESG para as PME unem ATP e Systemic

A sustentabilidade no negócio da empresa, como aumentar a competitividade e a resiliência da organização, como elaborar um plano de ação e a mudança para o cumprimento dos critérios ESG (ambientais, sociais e de governança) são as principais temáticas da formação certificada que a Systemic Future Academy vai realizar, numa parceria com a ATP, entre 14 de maio e 6 de junho.

A Systemic Future Academy, a academia da consultora especializada em sustentabilidade e financiamento sustentável, vai lançar a formação “Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME”, em parceria com a ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal. Sofia Santos, CEO da Systemic e responsável pela Systemic Future Academy, revela que «estamos muito satisfeitos com esta parceria com a ATP. O nosso objetivo é capacitar os profissionais da indústria têxtil e vestuário, um setor exportador, com as ferramentas essenciais para ajudar na transição para um futuro mais sustentável num mercado global que é cada vez mais competitivo».

Esta formação, que decorre nos dias 14, 16, 21 e 28 de maio em formato online e no dia 5 de junho num workshop presencial em Famalicão, foi pensada para ajudar as empresas da indústria têxtil e vestuário a integrar a sustentabilidade nos seus processos de negócio. As empresas associadas da ATP vão usufruir de um desconto especial (ver valores no final) e todas as empresas, associadas da ATP ou não, que inscrevam três ou mais participantes terão direito a um desconto de 7,5%.

O sumário inclui as temáticas da sustentabilidade nas empresas, como definir uma estratégia de sustentabilidade, a importância e como fazer os reportes, obrigatório e voluntário, e como evitar o greenwashing em comunicação. Esta formação será ainda uma excelente oportunidade de estabelecer contatos com os players do setor para partilha de ideias e experiências. «Estamos empenhados em apoiar as nossas PME na sua jornada rumo à sustentabilidade, fornecendo-lhes as ferramentas e o conhecimento necessários para prosperarem num ambiente empresarial em constante evolução», garante a diretora-executiva da ATP, Ana Dinis. «Esta formação não só aborda as questões ambientais, mas também as sociais e de governança, refletindo a abordagem holística que é essencial para a verdadeira sustentabilidade empresarial», destaca.

Recorde-se que, em março de 2022, a Comissão Europeia apresentou a Estratégia da UE em prol da Sustentabilidade e Circularidade dos Têxteis para abordar todo o ciclo de vida dos produtos têxteis e propor ações para mudar a forma como estes são produzidos e consumidos. Por consequência, é cada vez mais premente que as empresas da Indústria Têxtil e Vestuário (ITV) conheçam as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança), e como estas podem aumentar a sua competitividade e resiliência, e apreendam os fundamentos para elaborar um plano de ação e mudança na sua organização.  «O principal desafio para as PME é compreender que ter uma estratégia de sustentabilidade é positivo para o seu negócio. É fundamental apostar na capacitação prática que ajude a perceber as ações a realizar para melhorar as suas práticas», afirma a CEO da Systemic. «É crucial que as empresas da ITV entendam os benefícios de uma estratégia de sustentabilidade e saibam como implementá-la eficazmente», acrescenta a diretora-executiva da ATP.

Sessão de apresentação da formação “Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME”

Data – 6 de maio das 14:30 às 15:30

Temas

Desafios globais da sociedade e dos negócios em matéria de sustentabilidade e ESG.

Esta sessão é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória neste link.

Ver mais Aqui