Estratégia em sustentabilidade e práticas ESG para PME

É já no dia 6 de maio, das 14h30 às 15h30, que a Systemic Future Academy, em parceria com a ATP, realiza a sessão de apresentação, online e gratuita, da formação “Estratégia de sustentabilidade e as práticas ESG para as PME”. Esta sessão introdutória abordará os desafios globais dos negócios em matéria de sustentabilidade e ESG (Ambiental, Social e de Governança).

Embora gratuita, a sessão de apresentação está sujeita a inscrição obrigatória, que pode ser efetuada aqui. Os temas abordados incluem os desafios enfrentados pela sociedade e pelas empresas no contexto atual, bem como as oportunidades e vantagens competitivas associadas à adoção de práticas sustentáveis e à integração dos critérios ESG nos negócios.

Esta sessão introdutória é o ponto de partida para a formação certificada “Estratégia de sustentabilidade e práticas ESG para PME”, destinada a profissionais da indústria têxtil e vestuário que buscam desenvolver práticas empresariais em linha com os padrões de sustentabilidade ambiental e de responsabilidade social. “O principal desafio para as PME é compreender que ter uma estratégia de sustentabilidade é positivo para o seu negócio”, afirma a CEO da Systemic, Sofia Santos.

Já a formação propriamente dita decorre ao longo de quatro sessões online (Nível 1) – a serem realizadas nos dias 14, 16, 21 e 28 de maio, das 14h30 às 16h30 -, seguidas por um workshop presencial (Nível 2) no dia 5 de junho, das 14h às 16h, no auditório da Casa do Território, em Famalicão. Os participantes terão a oportunidade de explorar diversos temas fundamentais, tais como a definição de estratégias de sustentabilidade, a importância dos relatórios ESG (ambientais, sociais e de governança) e técnicas para evitar o greenwashing na comunicação, entre outros. “Esta parceria da ATP com a Systemic visa não só atender às demandas crescentes por práticas sustentáveis, mas também capacitar as PME para prosperar num mercado cada vez mais consciente e orientado para a sustentabilidade”, explica Ana Dinis, diretora-geral da ATP.

Na formação, os participantes terão a oportunidade de aprender a integrar a sustentabilidade nos processos de negócio, descobrir como as práticas ESG podem reforçar a competitividade e resiliência empresarial, estabelecer contato com players do setor para trocar ideias e experiências e ainda adquirir os fundamentos necessários para elaborar um plano de ação e mudança na sua empresa. Os objetivos desta formação incluem proporcionar um enquadramento internacional e nacional sobre as temáticas da sustentabilidade; enfatizar a pressão regulamentar europeia e a crescente importância deste tema para financiadores e grandes empresas clientes; destacar os benefícios económicos de uma estratégia de sustentabilidade; promover o desenvolvimento das competências dos colaboradores nesta área; e identificar as ferramentas existentes e preparar as equipas para o trabalho interno a ser realizado.

As empresas associadas da ATP têm acesso a descontos especiais (associados: 440 (Nível 1) e 250 euros (Nível 2); não associados: 500 (Nível 1) e 280 euros (Nível 2)) e todas as empresas participantes que inscrevam três ou mais colaboradores beneficiam do desconto adicional de 7,5%. Esta formação é certificada, mas a emissão de

certificado está sujeito à frequência de 80% das sessões. A inscrição na formação “Estratégia de sustentabilidade e práticas ESG para PME” pode ser feita aqui.