{"id":8434,"date":"2019-07-04T15:12:01","date_gmt":"2019-07-04T15:12:01","guid":{"rendered":"http:\/\/atp.pt\/?post_type=atp_project&p=8434"},"modified":"2020-09-03T14:36:31","modified_gmt":"2020-09-03T14:36:31","slug":"from-portugal-2019-2","status":"publish","type":"atp_project","link":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/projetos\/from-portugal-2019-2\/","title":{"rendered":"From Portugal 2019"},"content":{"rendered":"\n
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Resumo do Projeto<\/h3>\n\n\n\n

Aviso:<\/strong> 28\/SI\/2017 <\/p>\n\n\n\n

Designa\u00e7\u00e3o do Projeto:<\/strong> From Portugal 2019<\/p>\n\n\n\n

C\u00f3digos do Projeto: <\/strong>POCI-02-0752-FEDER-038090 \/ LISBOA-02-0752-FEDER-038090<\/p>\n\n\n\n

Objetivo Principal:<\/strong> Refor\u00e7ar a competitividade das pequenas e m\u00e9dias empresas<\/p>\n\n\n\n

Regi\u00f5es de Interven\u00e7\u00e3o:<\/strong> Norte, Centro, Alentejo e Lisboa<\/p>\n\n\n\n

Apoio no \u00e2mbito do Sistema dos Projetos Conjuntos \u2013 Internacionaliza\u00e7\u00e3o do POCI \u2013 Programa Operacional de Competitividade e Internacionaliza\u00e7\u00e3o \u2013 Internacionaliza\u00e7\u00e3o das PME<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estrutura de financiamento<\/td>Investimento eleg\u00edvel:<\/td>238.220,65 \u20ac<\/td><\/tr>
<\/td>Comparticipa\u00e7\u00e3o UE:<\/td>169.993,31 \u20ac<\/td><\/tr><\/tbody><\/table><\/figure>\n\n\n\n

Data de In\u00edcio do Projeto: <\/strong>01\/09\/2018
Data de Fim do Projeto:<\/strong> 31\/12\/2019<\/p>\n\n\n\n

Promotor: <\/strong>ASM -Associa\u00e7\u00e3o Selectiva Moda<\/p>\n\n\n\n

Co-Promotor:<\/strong> ATP \u2013Associa\u00e7\u00e3o de T\u00eaxtil e de Vestu\u00e1rio de Portugal<\/p>\n\n\n\n

Datas de Aprova\u00e7\u00e3o do Projeto: <\/strong>POCI \u201318-09-2018; PORL \u201313-09-2018<\/p>\n\n\n\n

S\u00cdNTESE DO PROJETO<\/strong><\/p>\n\n\n\n

O projeto From Portugal <\/strong>enquadra-se nitidamente na tipologia de internacionaliza\u00e7\u00e3o. Todas as atividades e a\u00e7\u00f5es foram planeadas, tendo como objetivo o fortalecimento das capacidades empresariais das PME portuguesas da ITV e \u00e1rea da Moda para a internacionaliza\u00e7\u00e3o, a intensifica\u00e7\u00e3o dos seus processos de internacionaliza\u00e7\u00e3o (particularmente o T\u00eaxtil e da \u00e1rea da Casa), bem como a sua inser\u00e7\u00e3o na Ind\u00fastria 4.0 (aqui, valoriza-se a utiliza\u00e7\u00e3o crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados \u00e0 Ind\u00fastria 4.0).<\/p>\n\n\n\n

O refor\u00e7o da “capacita\u00e7\u00e3o empresarial das PME para a internacionaliza\u00e7\u00e3o” constitui uma das Prioridades de Investimento do Eixo II (Refor\u00e7o da Competitividade das PME) do POCI, na qual se inscreve o objetivo espec\u00edfico deste AAC e do projeto apresentado, que se consubstancia no fomento deprocessos\/a\u00e7\u00f5es de qualifica\u00e7\u00e3o, permitindo o aumento da base e da capacidade exportadora e reconhecimento internacional das PME.<\/p>\n\n\n\n

O desenvolvimento do programa estruturado base de interven\u00e7\u00e3o num conjunto de PME consubstancia, assim, o objetivo acima exposto, sendo que, na conjuntura atual a internacionaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 a pedra de toque da expans\u00e3o e da sustentabilidade das empresas e Setor como um todo. As empresas a envolver enquadram-se na natureza de benefici\u00e1rias previstas no AAC. O mercado interno, para al\u00e9m de ser reduzido, atravessa um per\u00edodo dif\u00edcil em consequ\u00eancia da crise econ\u00f3mica conjuntural a que se tem assistido nos \u00faltimos anos e em consequ\u00eancia das medidas de austeridade implementadas. E o FP 2019 est\u00e1 em linha com esta estrat\u00e9gia. <\/p>\n\n\n\n

O processo de internacionaliza\u00e7\u00e3o do projeto baseia-se na participa\u00e7\u00e3o integrada das empresas portuguesas nos principais certames internacionais de forma a promover os produtos nacionais e incrementar as exporta\u00e7\u00f5es e com base tamb\u00e9m em a\u00e7\u00f5es de promo\u00e7\u00e3o e marketing internacional e que tendam para o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos priorit\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n

O plano de a\u00e7\u00f5es previsto integra solu\u00e7\u00f5es comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar (consoante pode ser verificado na an\u00e1lise SWOT elaborada para as empresas a envolver). <\/p>\n\n\n\n

Para al\u00e9m disso, todo o apoio que \u00e9 dado \u00e0s empresas ao longo do processo visa consolidar uma cultura empresarial de internacionaliza\u00e7\u00e3o, dotando as empresas de capacidades para prosseguirem sozinhas. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, salienta-se que o projeto n\u00e3o se limita a planear e organizar a participa\u00e7\u00e3o das empresas nos certames internacionais. Ao longo das suas edi\u00e7\u00f5es, tem procurado adequar a sua estrat\u00e9gia \u00e0s novas tend\u00eancias de mercado e \u00e0s altera\u00e7\u00f5es no paradigma de competitividade, procurando promover a melhoria dos fatores de competitividade das empresas. A estrat\u00e9gia de internacionaliza\u00e7\u00e3o desempenha um papel fundamental na adapta\u00e7\u00e3o de novos produtos a resposta aos desafios da Moda e do Design, da inova\u00e7\u00e3o e incorpora\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica e da qualidade.<\/p>\n\n\n\n

Para informa\u00e7\u00f5es contactar:
Sofia Botelho \u2013 sofia.botelho@atp.pt<\/a><\/p>\n\n\n\n

Associa\u00e7\u00e3o Selectiva Moda
E-mail:
asm@fromportugal.com.pt<\/a>
Website: 
www.fromportugal.com.pt<\/a><\/p>\n\n\n\n


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Estudos elaborados:<\/h2>\n\n\n\n

Tend\u00eancias de consumo 2019<\/a><\/p>\n\n\n\n

Estudos Feiras \/ Mercados<\/strong><\/p>\n\n\n\n

Estudos Feiras 1\u00aa Edi\u00e7\u00e3o<\/a>
Estudos Feiras 2\u00aa Edi\u00e7\u00e3o<\/a>
Estudos Feiras Anuais<\/a><\/p>\n\n\n\n

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