{"id":38553,"date":"2020-07-25T22:40:00","date_gmt":"2020-07-25T22:40:00","guid":{"rendered":"https:\/\/atp.pt\/?post_type=atp_project&p=38553"},"modified":"2024-02-20T16:07:18","modified_gmt":"2024-02-20T16:07:18","slug":"from-portugal-2020","status":"publish","type":"atp_project","link":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/projetos\/from-portugal-2020\/","title":{"rendered":"From Portugal 2020"},"content":{"rendered":"\n
\"\"<\/figure><\/div>\n\n\n\n

AVISO: 35\/SI\/2018 <\/strong><\/p>\n\n\n\n

DESIGNA\u00c7\u00c3O<\/strong>: INCENTIVOS \u00c0 QUALIFICA\u00c7\u00c3O E INTERNACIONALIZA\u00c7\u00c3O DAS PME | Projetos Conjuntos – Internacionaliza\u00e7\u00e3o <\/p>\n\n\n\n

PROGRAMA OPERACIONAL:
. POCI <\/strong>– Programa Operacional Competitividade e Internacionaliza\u00e7\u00e3o
. Lisboa2020 <\/strong>– Programa Operacional Regional de Lisboa <\/p>\n\n\n\n

OBJETIVO TEM\u00c1TICO:<\/strong> OT3 \u2013 Refor\u00e7ar a competitividade das PME <\/p>\n\n\n\n

PRIORIDADE DE INVESTIMENTO:<\/strong> PI 3.2 \u2013 O desenvolvimento e aplica\u00e7\u00e3o de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita \u00e0 internacionaliza\u00e7\u00e3o <\/p>\n\n\n\n

TIPOLOGIA DE INTERVEN\u00c7\u00c3O \u2013 TI 52:<\/strong> Internacionaliza\u00e7\u00e3o das PME <\/p>\n\n\n\n


\n\n\n\n

Designa\u00e7\u00e3o do Projeto: FROM PORTUGAL 2020 <\/strong><\/p>\n\n\n\n

C\u00f3digos do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-045147\/ LISBOA-02-0752-FEDER-045147 <\/strong><\/p>\n\n\n\n

Objetivo Principal: <\/strong>Refor\u00e7ar a competitividade das pequenas e m\u00e9dias empresas <\/p>\n\n\n\n

Regi\u00f5es de Interven\u00e7\u00e3o:<\/strong> Norte, Centro, Lisboa e Alentejo <\/p>\n\n\n\n

Promotor\/Entidade benefici\u00e1ria:<\/strong> ASM – Associa\u00e7\u00e3o Selectiva Moda <\/p>\n\n\n\n

Co-Promotor\/Entidade benefici\u00e1ria:<\/strong> ATP \u2013 Associa\u00e7\u00e3o de T\u00eaxtil e de Vestu\u00e1rio de Portugal <\/p>\n\n\n\n

Datas de Aprova\u00e7\u00e3o do Projeto: 26\/12\/2019
Data de In\u00edcio do Projeto: 01\/09\/2019
Data de Conclus\u00e3o do Projeto: 31\/12\/2020 <\/p>\n\n\n\n

Custo Total Eleg\u00edvel: <\/strong>11.042.311,82 \u20ac
Apoio financeiro da Uni\u00e3o Europeia: <\/strong>
. POCI\/FEDER \u2013 6.027.093,87 \u20ac
. LISBOA\/FEDER \u2013 38.408,04 \u20ac <\/p>\n\n\n\n

S\u00cdNTESE DO PROJETO:<\/strong>
O projeto From Portugal enquadra-se nitidamente na tipologia de internacionaliza\u00e7\u00e3o. Todas as atividades e a\u00e7\u00f5es foram planeadas, tendo como objetivo o fortalecimento da das capacidades empresariais das PME portuguesas da ITV e \u00e1rea da Moda para a internacionaliza\u00e7\u00e3o, a intensifica\u00e7\u00e3o dos seus processos de internacionaliza\u00e7\u00e3o (particularmente o T\u00eaxtil e da \u00e1rea da Casa), bem como a sua inser\u00e7\u00e3o na Ind\u00fastria 4.0 (aqui, valoriza-se a utiliza\u00e7\u00e3o crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados \u00e0 Ind\u00fastria 4.0). <\/p>\n\n\n\n

O refor\u00e7o da “capacita\u00e7\u00e3o empresarial das PME para a internacionaliza\u00e7\u00e3o” constitui uma das Prioridades de Investimento do Eixo II (Refor\u00e7o da Competitividade das PME) do POCI, na qual se inscreve o objetivo espec\u00edfico deste AAC e do projeto apresentado, que se consubstancia no fomento de processos\/a\u00e7\u00f5es de qualifica\u00e7\u00e3o, permitindo o aumento da base e da capacidade exportadora e reconhecimento internacional das PME. <\/p>\n\n\n\n

O desenvolvimento do programa estruturado base de interven\u00e7\u00e3o num conjunto de PME consubstancia, assim, o objetivo acima exposto, sendo que, na conjuntura atual a internacionaliza\u00e7\u00e3o \u00e9 a pedra de toque da expans\u00e3o e da sustentabilidade das empresas e Setor como um todo. O mercado interno, para al\u00e9m de ser reduzido, atravessa um per\u00edodo dif\u00edcil em consequ\u00eancia da crise econ\u00f3mica conjuntural a que se tem assistido nos \u00faltimos anos e em consequ\u00eancia das medidas de austeridade implementadas. E o FP 2020 est\u00e1 em linha com esta estrat\u00e9gia. <\/p>\n\n\n\n

O processo de internacionaliza\u00e7\u00e3o do projeto baseia-se na participa\u00e7\u00e3o integrada das empresas portuguesas nos principais certames internacionais de forma a promover os produtos nacionais e incrementar as exporta\u00e7\u00f5es e com base tamb\u00e9m em a\u00e7\u00f5es de promo\u00e7\u00e3o e marketing internacional e que tendam para o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos priorit\u00e1rios. <\/p>\n\n\n\n

O plano de a\u00e7\u00f5es previsto integra solu\u00e7\u00f5es comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar (consoante pode ser verificado na an\u00e1lise SWOT elaborada para as empresas a envolver). <\/p>\n\n\n\n

Para al\u00e9m disso, todo o apoio que \u00e9 dado \u00e0s empresas ao longo do processo visa consolidar uma cultura empresarial de internacionaliza\u00e7\u00e3o, dotando as empresas de capacidades para prosseguirem sozinhas. <\/p>\n\n\n\n

Por\u00e9m, salienta-se que o projeto n\u00e3o se limita a planear e organizar a participa\u00e7\u00e3o das empresas nos certames internacionais. Ao longo das suas edi\u00e7\u00f5es, tem procurado adequar a sua estrat\u00e9gia \u00e0s novas tend\u00eancias de mercado e \u00e0s altera\u00e7\u00f5es no paradigma de competitividade, procurando promover a melhoria dos fatores de competitividade das empresas. A estrat\u00e9gia de internacionaliza\u00e7\u00e3o desempenha um papel fundamental na adapta\u00e7\u00e3o de novos produtos a resposta aos desafios da Moda e do Design, da inova\u00e7\u00e3o e incorpora\u00e7\u00e3o tecnol\u00f3gica e da qualidade. <\/p>\n\n\n\n

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