{"id":27342,"date":"2019-07-08T09:58:39","date_gmt":"2019-07-08T09:58:39","guid":{"rendered":"http:\/\/atp.pt\/?post_type=atp_project&p=27342"},"modified":"2020-11-04T14:47:30","modified_gmt":"2020-11-04T14:47:30","slug":"modatop","status":"publish","type":"atp_project","link":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/projetos\/modatop\/","title":{"rendered":"Modatop"},"content":{"rendered":"\n
\n
\n
\"logo<\/figure><\/div>\n<\/div>\n\n\n\n
\n
\"erasmus+\"<\/figure><\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n\n\n\n
<\/div>\n\n\n\n

Resumo do Projeto<\/h2>\n\n\n\n

Nos dias que correm \u00e9 fundamental existir uma liga\u00e7\u00e3o entre sistemas de ensino e forma\u00e7\u00e3o profissional e o mercado de trabalho, dadas as elevadas taxas de desemprego, especialmente desemprego jovem. V\u00e1rios pa\u00edses da UE j\u00e1 implementaram medidas para realizar experi\u00eancias pr\u00e1ticas nas empresas, fazendo parte do sistema da forma\u00e7\u00e3o profissional. Muitas destas iniciativas t\u00eam \u00e2mbito regional e s\u00e3o experi\u00eancias piloto, ou est\u00e3o numa fase inicial de implementa\u00e7\u00e3o e necessitam ainda de ajustar alguns aspetos. Isto tem como consequ\u00eancia uma fragmenta\u00e7\u00e3o de modelos, n\u00e3o s\u00f3 a n\u00edvel europeu, mas tamb\u00e9m a n\u00edvel nacional, o que torna mais dif\u00edcil a an\u00e1lise comparativa e a avalia\u00e7\u00e3o do impacto das diferentes estrat\u00e9gias.<\/p>\n\n\n\n

Este diagn\u00f3stico levou quatro parceiros de um anterior projeto europeu de transfer\u00eancia de inova\u00e7\u00e3o no setor t\u00eaxtil e moda a preparar a presente proposta para que se fa\u00e7a benchmarking aos recursos existentes e se construam ferramentas mais eficazes que contribuam para a solu\u00e7\u00e3o da presente situa\u00e7\u00e3o. A parceria foi estendida a outros cinco parceiros, que colaboram juntos pela primeira vez. Os pa\u00edses participantes s\u00e3o a Espanha, It\u00e1lia, Portugal e Rep\u00fablica Checa, para os quais a ind\u00fastria t\u00eaxtil \u00e9 um pilar importante das suas economias.<\/p>\n\n\n\n

Parceiros:
Asocaci\u00f3n de Empresas de Confecci\u00f3n y Moda de la Comunidad de Madrid (ES)
Formacion y Educacion Integral (ES)
Comunidad de Madrid (ES)
ATP \u2013 Associa\u00e7\u00e3o T\u00eaxtil E Vestu\u00e1rio de Portugal (PT)
MODATEX \u2013 Centro de Forma\u00e7\u00e3o Profissional da Ind\u00fastria T\u00eaxtil, Vestu\u00e1rio, Confe\u00e7\u00e3o e Lanif\u00edcios (PT)
ATOK \u2013 Asociace Textilniho-Odevniho Kozedelneho Prumyslu (CZ)
Textilni zkusebni ustav (CZ)
Made in Vicenza (IT)
CONFORM \u2013 Consulenza Formazione e Management (IT)<\/p>\n\n\n\n

A parceria inclui especialistas no ensino e forma\u00e7\u00e3o profissional, membros sectoriais representativos da ind\u00fastria t\u00eaxtil, bem como institui\u00e7\u00f5es educativas com responsabilidades na regula\u00e7\u00e3o e implementa\u00e7\u00e3o do ensino e forma\u00e7\u00e3o profissional.<\/p>\n\n\n\n

O projeto MODATOP (Moda Training on Practice) ser\u00e1 desenvolvido com base no enquadramento educacional e de forma\u00e7\u00e3o profissional dos pa\u00edses participantes que incluem sess\u00f5es pr\u00e1ticas de forma\u00e7\u00e3o profissional nas empresas, com o objetivo de fazer benchmarking aos recursos e m\u00e9todos utilizados nas escolas de forma\u00e7\u00e3o profissional e nas empresas do setor t\u00eaxtil, que sustentam os esfor\u00e7os dos formadores e tutores nas sess\u00f5es pr\u00e1ticas de forma\u00e7\u00e3o.
Ser\u00e3o criadas ferramentas para complementar os recursos j\u00e1 existentes para formadores e tutores no sector t\u00eaxtil e de moda, incluindo: (i) Guia de Recomenda\u00e7\u00f5es para formadores e tutores; (ii) ferramenta de reconhecimento online que reconhe\u00e7a os resultados da aprendizagem obtidos nas sess\u00f5es pr\u00e1ticas, em colabora\u00e7\u00e3o com as escolas de forma\u00e7\u00e3o profissional.<\/p>\n\n\n\n

O projeto pretende envolver diretamente cerca de 150 stakeholders que participar\u00e3o no desenvolvimento dos outputs intelectuais do projeto e ajudar\u00e3o a promover os resultados durante a sua vig\u00eancia, com o objetivo de chegar a 2.500 representantes de 3 grupos alvo: formadores e formandos de escolas de educa\u00e7\u00e3o e forma\u00e7\u00e3o profissional a participar em sistemas de dupla certifica\u00e7\u00e3o no setor t\u00eaxtil e moda, empresas do setor que recebam ou estejam interessadas em receber formandos de educa\u00e7\u00e3o e forma\u00e7\u00e3o profissional, policy-makers e institui\u00e7\u00f5es encarregues de conceber e implementar sistemas de educa\u00e7\u00e3o e forma\u00e7\u00e3o profissional que incorporem componente pr\u00e1tica nas empresas.<\/p>\n\n\n\n

O MODATOP \u00e9 um projeto europeu, financiado pelo Programa ERASMUS +, tem a dura\u00e7\u00e3o de 24 meses, tendo tido o seu in\u00edcio em Novembro de 2016.<\/p>\n\n\n\n

Para mais informa\u00e7\u00f5es contactar Ana Paula Dinis (ana.paula.dinis@atp.pt<\/a>)<\/p>\n","protected":false},"featured_media":41186,"template":"","atp_project_status":[17],"class_list":["post-27342","atp_project","type-atp_project","status-publish","has-post-thumbnail","hentry","atp_project_status-concluidos"],"acf":[],"aioseo_notices":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/atp_project\/27342"}],"collection":[{"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/atp_project"}],"about":[{"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/atp_project"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/media\/41186"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=27342"}],"wp:term":[{"taxonomy":"atp_project_status","embeddable":true,"href":"https:\/\/atp.pt\/pt-pt\/wp-json\/wp\/v2\/atp_project_status?post=27342"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}