AVISO: 35/SI/2018

DESIGNAÇÃO: INCENTIVOS À QUALIFICAÇÃO E INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PME | Projetos Conjuntos – Internacionalização

PROGRAMA OPERACIONAL:
. POCI – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização
. Lisboa2020 – Programa Operacional Regional de Lisboa

OBJETIVO TEMÁTICO: OT3 – Reforçar a competitividade das PME

PRIORIDADE DE INVESTIMENTO: PI 3.2 – O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização

TIPOLOGIA DE INTERVENÇÃO – TI 52: Internacionalização das PME


Designação do Projeto: FROM PORTUGAL 2020

Códigos do Projeto: POCI-02-0752-FEDER-045147/ LISBOA-02-0752-FEDER-045147

Objetivo Principal: Reforçar a competitividade das pequenas e médias empresas

Regiões de Intervenção: Norte, Centro, Lisboa e Alentejo

Promotor/Entidade beneficiária: ASM – Associação Selectiva Moda

Co-Promotor/Entidade beneficiária: ATP – Associação de Têxtil e de Vestuário de Portugal

Datas de Aprovação do Projeto: 26/12/2019
Data de Início do Projeto: 01/09/2019
Data de Conclusão do Projeto: 31/12/2020

Custo Total Elegível: 11.042.311,82 €
Apoio financeiro da União Europeia:
. POCI/FEDER – 6.027.093,87 €
. LISBOA/FEDER – 38.408,04 €

SÍNTESE DO PROJETO:
O projeto From Portugal enquadra-se nitidamente na tipologia de internacionalização. Todas as atividades e ações foram planeadas, tendo como objetivo o fortalecimento da das capacidades empresariais das PME portuguesas da ITV e área da Moda para a internacionalização, a intensificação dos seus processos de internacionalização (particularmente o Têxtil e da área da Casa), bem como a sua inserção na Indústria 4.0 (aqui, valoriza-se a utilização crescente de ferramentas digitais, mediante o recurso a tecnologias e processos associados à Indústria 4.0).

O reforço da “capacitação empresarial das PME para a internacionalização” constitui uma das Prioridades de Investimento do Eixo II (Reforço da Competitividade das PME) do POCI, na qual se inscreve o objetivo específico deste AAC e do projeto apresentado, que se consubstancia no fomento de processos/ações de qualificação, permitindo o aumento da base e da capacidade exportadora e reconhecimento internacional das PME.

O desenvolvimento do programa estruturado base de intervenção num conjunto de PME consubstancia, assim, o objetivo acima exposto, sendo que, na conjuntura atual a internacionalização é a pedra de toque da expansão e da sustentabilidade das empresas e Setor como um todo. O mercado interno, para além de ser reduzido, atravessa um período difícil em consequência da crise económica conjuntural a que se tem assistido nos últimos anos e em consequência das medidas de austeridade implementadas. E o FP 2020 está em linha com esta estratégia.

O processo de internacionalização do projeto baseia-se na participação integrada das empresas portuguesas nos principais certames internacionais de forma a promover os produtos nacionais e incrementar as exportações e com base também em ações de promoção e marketing internacional e que tendam para o conhecimento e acesso a novos mercados, privilegiando os mercados e segmentos prioritários.

O plano de ações previsto integra soluções comuns e coerentes face a problemas ou oportunidades a explorar (consoante pode ser verificado na análise SWOT elaborada para as empresas a envolver).

Para além disso, todo o apoio que é dado às empresas ao longo do processo visa consolidar uma cultura empresarial de internacionalização, dotando as empresas de capacidades para prosseguirem sozinhas.

Porém, salienta-se que o projeto não se limita a planear e organizar a participação das empresas nos certames internacionais. Ao longo das suas edições, tem procurado adequar a sua estratégia às novas tendências de mercado e às alterações no paradigma de competitividade, procurando promover a melhoria dos fatores de competitividade das empresas. A estratégia de internacionalização desempenha um papel fundamental na adaptação de novos produtos a resposta aos desafios da Moda e do Design, da inovação e incorporação tecnológica e da qualidade.