O DIGI4FASHION, o Polo de Inovação Digital da Moda, pretende ser uma referência nacional para o setor da moda têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas. Focado especialmente nas PME, terá uma oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.
Ficha de projeto
DIH | DIGI4FASHION – Polo de Inovação Digital da Moda
Número de Projeto | 876
Programa financiador | Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)
Componente | C16 – Empresas 4.0
Medida | 013 – “Digital Innovation Hubs”
Líder do Consórcio | CITEVE- Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e Vestuário de Portugal
Descrição do Projeto | O polo DIGI4FASHION tem como missão ser uma referência nacional para o setor da moda têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, em especial pelas PME, através da oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.
Data de início | 01/10/2022
Data de conclusão | 30/09/2025
Investimento total | 2.894.226,58€
Incentivo total | 2.253.816,84€
Entidade Beneficiária | ATP – Associação Têxtil e Vestuário de Portugal
Investimento | 181.342,80€
Incentivo | 136.202,60€
Objetivos:
– Promover a transformação digital do setor da moda, fornecendo recursos e conhecimentos para ajudar as PME a incorporar tecnologias avançadas ou soluções digitais nos seus processos de negócio, de modo a melhorar a sua eficiência operacional.
– Aumentar a competitividade das PME da moda, ajudando-as a se adaptar às mudanças no mercado e a se tornarem mais ágeis e flexíveis na era digital.
Resultados Esperados:
– Contribuir para o aumento da maturidade digital das PMEs.
– Incrementar competências e perfis digitais nas empresas.
– Aumentar o número de soluções digitais disponíveis para os sectores visados.
O DIGI4FASHION é composto por 5 parceiros, dos quais 2 são centros tecnológicos sectoriais (CITEVE e CTCP), reconhecidos como CIT e pelas principais associações de empresários do têxtil e vestuário (ATP e ANIVEC) e do calçado e afins (APICCAPS), e nos quais os Clusters têxtil e calçado estão igualmente presentes através das entidades gestoras (CITEVE e APICCAPS).
Embora o foco principal da atuação sejam as empresas dos setores da moda, haverá a agregação e dinamização de um ecossistema de inovação, com parceiros de distintos perfis, como CIT, outros polos, empresas TICE, entre outros.
O envolvimento destes atores, com diferentes valências e expectativas, é importante para oferecer um conjunto de serviços com valor para o público-alvo:
– experimentação e teste de tecnologias digitais em fase incipiente de utilização ou com grandes potencialidades de utilização pelas empresas dos clusters da moda;
– qualificação e formação em competências digitais, de quadros e dirigentes já existentes nas empresas ou de novos quadros a admitir;
– apoio na procura de financiamento que possibilite às empresas o investimento em tecnologias digitais, seja através da procura e elaboração de candidaturas aos sistemas de apoio nacionais ou europeus, seja procurando a constituição de parcerias conjuntas entre fornecedores e fabricantes de tecnologias e sistemas avançados e entre empresas primeiras utilizadoras e demonstradoras dessas mesmas tecnologias, ou mesmo através de mecanismos de apoio ao empreendedorismo;
– promoção do networking, ativando a partilha das sinergias dos diferentes públicos-alvo;
– apoio à incubação e aceleração de empresas.