O DIGI4FASHION, o Polo de Inovação Digital da Moda, pretende ser uma referência nacional para o setor da moda têxtil, vestuário, calçado e marroquinaria, no apoio, disseminação e adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas. Focado especialmente nas PME, terá uma oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias.

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Focado especialmente nas PME, terá uma oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação dessas mesmas tecnologias. É necessário que as empresas tenham capacidade para adotar tecnologias digitais que transformem os seus processos de negócio, de ousarem experimentar tecnologias inovadoras em fase avançada de maturidade e muitas vezes resultantes de processos de I&D. Este Pólo tem como base que a reindustrialização da europa se fará com uma indústria assente nos paradigmas da sustentabilidade e economia circular, amplamente digital e robotizada.

Embora o foco principal da atuação sejam as empresas dos setores da moda, haverá a agregação e dinamização de um ecossistema de inovação, com parceiros de distintos perfis, como CIT, outros polos, empresas TICE, entre outros.
O envolvimento destes atores, com diferentes valências e expectativas, é importante para oferecer um conjunto de serviços com valor para o público-alvo:

  • experimentação e teste de tecnologias digitais em fase incipiente de utilização ou com grandes potencialidades de utilização pelas empresas dos clusters da moda;
  • qualificação e formação em competências digitais, de quadros e dirigentes já existentes nas empresas ou de novos quadros a admitir;
  • apoio na procura de financiamento que possibilite às empresas o investimento em tecnologias digitais, seja através da procura e elaboração de candidaturas aos sistemas de apoio nacionais ou europeus, seja procurando a constituição de parcerias conjuntas entre fornecedores e fabricantes de tecnologias e sistemas avançados e entre empresas primeiras utilizadoras e demonstradoras dessas mesmas tecnologias, ou mesmo através de mecanismos de apoio ao empreendedorismo;
  • promoção do networking, ativando a partilha das sinergias dos diferentes públicos-alvo;
  • apoio à incubação e aceleração de empresas.

Missão e Objetivos

O DIGI4FASHION é um consórcio sem fins lucrativos que visa desenvolver atividades em áreas que são inacessíveis para as PMEs devido a falhas de mercado. As suas atividades serão abertas a todas as empresas em condições de igualdade de acesso e serão amplamente divulgadas procedendo-se à transferência máxima possível de conhecimento para as empresas.

O Polo de Inovação Digital da Moda combina tecnologias digitais com os desafios e problemas específicos dos setores visados, priorizando tecnologias com níveis de prontidão mais elevados para a adoção imediata. O objetivo é atingir níveis de TRL superiores a 7 para garantir um processo viável de adoção efetiva pelas empresas. O consórcio também atua no lançamento de iniciativas de I&D para elevar tecnologias para nível 7 de TRL. O DIGI4FASHION responde às necessidades do público-alvo, permitindo que as empresas adotem tecnologias digitais que transformem os seus processos de negócio e experimentem tecnologias inovadoras em fase avançada de maturidade, muitas vezes resultantes de processos de I&D.

Missão

Ser uma referência nacional para o sector da moda têxtil, vestuário, calçado, marroquinaria, na disseminação e na adoção de tecnologias digitais avançadas por parte das empresas, através da oferta de serviços e de iniciativas em torno do desenvolvimento, teste e experimentação de tecnologias.

Objetivos

  • Promover a transformação digital do setor da moda, fornecendo recursos e conhecimentos para ajudar as empresas a incorporar tecnologias avançadas ou soluções digitais nos seus processos de negócio, de modo a melhorar a sua eficiência operacional.
  • Aumentar a competitividade das empresas da moda, ajudando-as a se adaptar às mudanças no mercado e a se tornarem mais ágeis e flexíveis na era digital.