Para ajudar as empresas têxteis a responder aos novos quadros regulatórios impostos pela União Europeia no âmbito do Pacto Ecológico Europeu e da Estratégia em prol da Sustentabilidade e da Circularidade dos Têxteis, como por exemplo a diretiva de reporte de sustentabilidade corporativo (CSRD) ou o regulamento de conceção ecológica (ESPR), a ATP vai realizar, em parceria com a Systemic, um workshop intitulado “Como implementar uma estratégia de sustentabilidade”.
Data: 16 e 17 de julho de 2024
Horário: 10-13 e 14-17 horas
Local: ATP, R. Fernando Mesquita 2785, 4760-034 Vila Nova de Famalicão
Formato: Duas sessões presenciais
Preços:
- Associados ATP – 350 € (acresce IVA)
- Não Associados ATP – 450 € (acresce IVA)
- Empresas que inscrevam 3 ou mais participantes: 300 € (acresce IVA)
Público-alvo: Executivos, equipas de planeamento estratégico, equipas envolvidas na sustentabilidade, profissionais que atuam como agentes de transformação
Estrutura: Quatro módulos, distribuídos ao longo de dois dias, totalizando 12 horas de sessões presenciais.
Módulo 1 – Enquadramento e conceitos globais sobre sustentabilidade.
Temas: Sustentabilidade nas empresas, benefícios da sustentabilidade, desafios e tendências globais, conceitos-chave para a sustentabilidade.
Output: Compreender o contexto internacional da sustentabilidade e ESG.
Módulo 2 – Enquadramento no setor têxtil.
Temas: Impacte da regulação, o papel das certificações no setor têxtil.
Output: Conhecer os principais instrumentos de regulação para o setor ITV.
Módulo 3 – Eixos prioritários e plano de ação para a sustentabilidade.
Temas: Identificação de stakeholders prioritários, análise de dupla materialidade, medição da pegada de carbono.
Output: Perceber a importância do cálculo das emissões de GEE e os critérios para a sua realização.
Módulo 4 – Relatórios de sustentabilidade.
Temas: Standards de reporte, seleção de indicadores, elaboração do primeiro relatório de sustentabilidade.
Output: Conhecer os critérios da norma de relato ESRS e as recomendações da EFRAG para as PME.
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