Oferta de Máscaras sociais reutilizáveis aos Órgãos de poder – Sustentáveis e Made in Portugal

No âmbito de uma iniciativa da ATP em conjunto com a ANIVEC/API, ANIT-LAR e ANIL, foram hoje oferecidas, ao senhor Primeiro Ministro, em representação do Governo, máscaras sociais, reutilizáveis e certificadas, produzidas em Portugal. Esta iniciativa visou sensibilizar os Órgãos de Poder para a importância de promover a sustentabilidade, através da utilização de máscaras têxteis reutilizáveis, bem como a produção nacional.

A Indústria Têxtil e Vestuário Portuguesa representa 10% das exportações de bens nacionais 20% do emprego, 11% do VAB, 8% da produção e volume de negócios da indústria transformadora, tendo no ano de 2019 exportado 5,3 mil milhões de euros, faturado 7,7 mil milhões de euros e empregue 138.750 trabalhadores diretos, segundo as estimativas da ATP.

Nos últimos meses e para dar resposta às necessidades de proteção contra o COVID19, esta indústria e respetivos serviços de apoio conseguiu transformar-se e adaptar os seus processos produtivos e serviços de inovação e I&D, produzindo e testando novas matérias primas, novos acabamentos funcionais e novos produtos, de forma a fornecer o mercado com os necessários equipamentos de proteção individual, como máscaras ou vestuário médico (batas, cógulas, cobre botas ou sapatos, coverall ou manguitos), mas também artigos têxteis hospitalares. Produtos que têm de cumprir requisitos técnicos exigentes, de acordo com as diferentes normas técnicas, de forma a poderem ser certificados, atestando assim que são produtos seguros.

No caso das máscaras têxteis, cerca de 2.500 modelos conseguiram a respetiva certificação em Portugal atestando o cumprimento dos critérios de respirabilidade e retenção de partículas, nalguns dos casos mantendo o mesmo nível de proteção até 50 lavagens. Para além de produtos seguros, são produtos sustentáveis e amigos do ambiente, desenvolvidos e produzidos orgulhosamente em Portugal.

Esta iniciativa contou com o apoio das seguintes empresas, através da oferta de alguns dos seus modelos de máscaras certificadas:

BAPTISTA E SOARES, S.A.
CALVELEX – INDÚSTRIA DE CONFECÇÕES, S.A.
ESTAMPARIA TÊXTIL ADALBERTO PINTO DA SILVA, S.A.
GLEBA – TÊXTEIS, LDA
GOUVEIA & CAMPOS, S.A.
LAMEIRINHO – INDÚSTRIA TÊXTIL, S.A.
MARJOMOTEX II CONFECÇÕES, LDA
P&R TÊXTEIS, S.A.
PAFIL – CONFECÇÕES, LDA
PEDROSA & RODRIGUES, S.A.
RIOPELE – TÊXTEIS, S.A.
SAMOFIL – TÊXTEIS, LDA
SILSA CONFECÇÕES, S.A.
SUBIDA – INDÚSTRIA E EXPORTAÇÃO DE TÊXTEIS, LDA
TINTEX TEXTILES, S.A.
TMG – TECIDOS PARA VESTUÁRIO E DECORAÇÃO, S.A.

As Associações,

ANIL – Associação Nacional dos Indústrias de Lanifícios
ANIT-LAR – Associação Nacional das Indústrias de Têxteis-Lar
ANIVEC/APIV – Associação Nacional das Indústrias de Vestuário e Confecção
ATP – Associação Têxtil e Vestuário em Portugal